Ultimas Postagens

Mais notícias

Livros

Confira mais

quarta-feira, 26 de março de 2014

Curiosidades #13: Marco Civil, você conhece?


Hoje em dia é comum todos terem tecnologia, seja ela no smartphone, no notebook, em casa, na rua, enfim, em qualquer lugar hoje a internet se faz presente, porém, ainda é algo que não anda de igual pra igual.

O Marco Civil que foi proposto para a "internet" não é algo que tenha a ver com censura ou trará problemas para os usuários em geral, é bem mais simples do que parece. Trata-se de neutralizar a internet como um todo, tanto pra quem produz conteúdo, como este humilde blog, quanto para quem fornece o serviço de internet.

Como isso vai funcionar? Bem, ainda não entrou em vigor e nem foi declarado que foi aprovado o projeto, afinal, ele já chegou até Brasilia para ser votado se deve ou não continuar.

Vamos por parte para que você entenda melhor.

- Neutralidade da rede

Este é um ponto bacana, afinal, ele proíbe que as fornecedoras de serviços ofereçam isto de acordo com o consumo de dados, muito comum em smartphones, tem de ser o mesmo preço e a mesma quantidade de dados para queles que consomem muito ou pouco dados e também a internet não deve ser reduzida e sim deixada normalizada.

- Nacionalização

Bem, a Presidente Dilma, há algum tempo resolveu criticar algumas "Grandes" da internet como Google e Facebook pelo seguinte motivo, elas não possuem data centers e bases físicas dentro do Brasil para prestar serviço, logo não deveriam continuar com eles, isto foi derrubado momentaneamente, o que é claro, a medida da nossa Presidente não tinha o menos fundamento.

- Conteúdo Ofensivo

Ai é um ponto legal. Afinal o responsável pelo conteúdo é o próprio produtor, porém, ele é um terceiro dentro de um serviço, vamos colocar um exemplo, ele coloca um video no Youtube, o Youtube/Google são culpados por isso também, mas caso eles estejam de acordo com isto e permitam sem antes vistoriar conteúdo. A culpa terá uma parcela para a que distribuiu e o produtor do conteúdo terá culpa também.

É interessante estes pontos, afinal, apoia totalmente o usuário e para de aquecer o desenfreado comercio de acesso a internet fornecido pelas provedoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário